Shopping

das 08 às 22h

das 08 às 20h

16 Setembro 2016

O Varejo do Shopping Jequitibá!!!

O setor de Shopping Center teve início no pais na década de 60, mais o grande impulso ocorreu nos últimos 15 anos, quando a oferta instalada dobrou e atingiu cidades que não tinham ainda este tipo de equipamento. Entre 2000 a 2015, foram inaugurados 259 shoppings, o que representou um crescimento médio de 5% ao ano, praticamente o dobro do crescimento médio, do PIB Brasileiro que ficou em 2,7% no mesmo período.

O crescimento acelerado, no entanto, teve um preço. Muitos projetos foram superdimensionados ou instalados em localizações duvidosas ou em local que tem capacidade mercadologia para 1 tem 2 ou até 3 empreendimentos, levando para o setor a ser segmentado nos Shoppings Consolidados e Shoppings Novos, inaugurados entre 2013 a 2015.

Em maio de 2016, o Shopping Jequitibá faz 16 anos, com 110 lojas consolidadas, localizado no centro de Itabuna, mais com características Regional, abrangendo 41 municípios num raio de 100 km, atendendo 1.200.000 habitantes do Sul da Bahia, o que podemos esperar? O empreendedor Manoel Chaves Neto respondeu esse e outros questionamentos.

1.Como estão as vendas no 1º trimestre deste ano no Jequitibá?
MCN: Analisando o contexto geral não podemos reclamar das vendas, entretanto, gostaríamos que estivessem sempre melhores. Nos últimos 5 anos, tivemos um crescimento 77,4% no período, perfazendo um crescimento médio de 15,5% nos últimos 5 anos. Quando comparamos 2015 Δ% 2014 nas lojas satélites o crescimento em vendas foi de 8,1%, enquanto nas lojas âncoras e megas, cresceram 1,0%.

2.Qual a taxa de vacância do Jequitibá?
MCN: Por motivos estratégicos para complemento do mix do Shopping, temos algumas lojas fechadas, fora de comercialização para implantação de uma grande rede varejo, do setor de moda. Mesmo com esta consideração, temos o percentual de 1,6%.

3.Podemos considerar o Jequitibá um shopping consolidado?
MCN: Com certeza, pois faremos em 05/05/2016, 16 anos vida de portas diariamente abertas... Além disto, nossa rotatividade de lojistas é abaixo de 4,8%, enquanto, a média Nacional é de 9,4%. Além dos indicadores mencionados, consideramos consolidados, diante sua localização ímpar, conseguimos fazer com que o SCJ faça parte da vida da população Grapíuna e do do Sul da Bahia, chegando alguns clientes a frequentar o Empreendimento 2 a 3 vezes ao dia.

4.O Jequitibá é um empreendimento completo?
MCN: Ainda não, pois temos ciência que faltam algumas categorias a serem preenchidas, como a implantação de um cinema, restaurante, academia, além de uma área de saúde e medicina.